A Prefeitura de Sorocaba foi sede do “I Encontro Sobre Serviços Ambientais – Produtores de Água”, evento destinado a apresentar exemplos de casos bem sucedidos de regiões onde proprietários rurais são remunerados pela conservação de mananciais. Organizado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT) e a Fundação Agência de Bacias, o encontrou reuniu representantes de vários municípios da região, entre os quais técnicos e ambientalistas.
A exposição dos temas ocorreu em forma de palestras, realizadas durante todo o dia, por convidados do CBH. No período da manhã, o tema abordado envolveu a proteção de nascentes, com a participação dos professores Kelly Cristina Tonello e José Salatiel Rodrigues Pires, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). O exemplo citado nesse painel foi apresentado pelo engenheiro André Luiz Miragaia Mendes, da Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Campos, onde são desenvolvidos projetos de preservação de áreas de nascentes.
O encontro também destacou os projetos desenvolvidos pela Fundação Boticário na região da represa de Guarapiranga, na Grande São Paulo, com detalhamento de estudos voltados à proteção daquele manancial. Neste painel, que ocorreu no período da tarde, também foi apresentada a experiência realizada na cidade de Extrema (sul de Minas Gerais) pelo gestor ambiental Paulo Henrique Pereira. Ele destacou o programa municipal daquele município pelo qual os proprietários rurais que recuperam e preservam áreas de nascentes são remunerados por esses serviços.
Leia mais.
Fonte: Cruzeiro On Line