Elisabeth Rosenthal
Como tem feito com frequência durante os últimos 18 meses, Andy Roost dirigiu seu Peugeot azul 205 a diesel para uma fazenda, onde as placas apontavam para "ovos" numa direção e "óleo" na outra.Ele abriu a tampa de combustível enquanto conversava despreocupadamente e Colin Friedlos, o proprietário, colocava três grandes jarras de óleo de cozinha - tingidas de verde para indicar o benefício ambiental - dentro do tanque de gasolina do Peugeout.
Friedlos administra uma das centenas de pequenas fábricas britânicas que processam, e com frequência vendem para motoristas particulares, óleo de cozinha usado, que pode ser jogado diretamente no motor de carros a diesel não-modificados, desde Ford a Mercedes.
No ano passado, quando o preço do petróleo bruto atingiu US$ 147 por barril, várias grandes companhias da Europa e dos Estados Unidos foram incentivadas a implantar fábricas para coletar e refinar óleo de cozinha usado e transformá-lo em biodiesel.
A recessão global e a queda drástica no preço do petróleo destruíram muitas dessas refinarias. Mas fábricas menores e mais simples, como a de Friedlos, continuaram funcionando para preencher a demanda com seu produto direto-ao-tanque, atarefadas com as ofertas de óleo gratuitas dos restaurantes.
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Fonte - Uol Notícias