terça-feira, 3 de março de 2009

Governo do Rio propõe proibição do endosulfan

O endosulfan está com os dias contados no Estado do Rio. A secretária estadual do Ambiente encaminhou nesta segunda ao governador do Rio, Sérgio Cabral, a minuta de um projeto de lei que proíbe a formulação e a produção do pesticida altamente tóxico em território fluminense. A decisão é aguardada desde novembro do ano passado, quando vazaram do pátio da Servatis oito mil litros da substância no Rio Paraíba do Sul.

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, inicialmente chegou a pensar em propor a proibição da comercialização e do transporte do endosulfan, mas, após consulta ao departamento jurídico do órgão, decidiu propor o veto apenas da formulação e da produção:

- Tivemos receio de alegarem inconstitucionalidade da lei, já que isso afetaria um direito econômico, regulado pelo governo federal. Mas nosso objetivo maior, que é a proibição em todo o estado, foi cumprido. Hoje, a Servatis está com a licença para a produção do endosulfan suspensa, mas pode conseguir na Justiça o direito de formular novamente o produto. Quando a lei for aprovada, nenhuma indústria vai poder mais fazer isso no estado. Tenho certeza da aprovação. O Cabral já deu o aval e a Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) vai se pronunciar favoravelmente.

A lei deve ser sancionada em um mês.

Leia mais.

Fonte: Blog Verde - O Globo