São Sebastião recebe na próxima terça-feira (17), das 9h às 15h, no Teatro Municipal, o workshop “Tecnologia para eficiência no gerenciamento de recursos hídricos – tratamento e reaproveitamento”, com o objetivo de se discutir e demonstrar os benefícios ambientais, econômicos, sociais e culturais que o estabelecimento de adequadas tecnologias de tratamentos de águas em empreendimentos habitacionais pode alcançar.
O evento, que tem a organização do grupo alemão Faber e da Universidade de Hamburgo, da Alemanha, conta com apoio do Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal), Prefeitura de São Sebastião e Associação Comercial e Industrial de São Sebastião. Segundo a organização do evento, um dos temas que deverá ser mais discutido é a destinação do esgotamento sanitário que, por sinal, requer um adequado sistema de tratamento e disposição final. Alternativas de coleta mais baratas que as convencionais vêm sendo implementadas em algumas cidades brasileiras, como o sistema condominial.
Dados apontam, por exemplo, que em São Sebastião apenas 30% do total de esgoto produzido recebem algum tipo de tratamento, os outros 70% são despejados "in natura" nos solos, rios, córregos e nascentes, constituindo-se em fonte de degradação do meio ambiente e de proliferação de doenças.
Fonte: Vnews