sábado, 16 de maio de 2009

Eventos naturais ou provas do aquecimento global?

Fábio Feldmann

Novamente os noticiários mostram imagens chocantes de chuvas e alagamentos no Brasil. O filme visto em Santa Catarina em fevereiro deste ano, desta vez se passa no Nordeste do país, mais especificamente nos estados da Bahia, Maranhão, Piauí e Ceará, onde as chuvas já fazem 42 vítimas e deixam mais de 200 mil pessoas prejudicadas.

A seca, por sua vez, rotineiramente discutida quando se trata dos problemas do Nordeste, agora é protagonista nos terrenos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, nos quais 196 e 108 municípios, respectivamente, estão em estado de emergência pela falta de chuvas. O pantanal mato-grossense também pode ser um exemplo já que experimenta em 2009 o período mais seco dos últimos 35 anos.

Insisto em escrever sobre este tema - o aquecimento global, pois os fatos ocorridos ultimamente estão se tornando corriqueiros e comprovando as projeções científicas. Embora não possamos responsabilizar o aquecimento global diretamente pelos ocorridos, dada a sempre existente possibilidade de ser um evento natural, ficam cada dia mais evidentes as conseqüências deste fenômeno. O IPCC - Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima, já alertava em seu último relatório de 2007 o provável aumento de enchentes e a modificação dos padrões de precipitação que afetariam inclusive o suprimento de água.

Leia mais.

Fonte: Terra Magazine