segunda-feira, 4 de maio de 2009

As guerras pela água

Jeffrey D. Sachs
Muitos conflitos são desencadeados ou inflamados pela escassez de água. Os conflitos do Chade a Darfur, no Sudão, passando pelo deserto de Ogaden na Etiópia, pela Somália e pelos seus piratas, e atravessando o Iémen, Iraque, Paquistão e Afeganistão, ocorrem num grande arco de terras áridas onde a escassez de água leva a más colheitas, à morte do gado, à extrema pobreza e ao desespero.Os grupos extremistas, como os taliban, encontram amplas possibilidades de recrutamento nessas comunidades empobrecidas.
Os governos perdem a sua legitimidade quando não conseguem garantir as mais básicas necessidades às suas populações: água potável, culturas de alimentos de base, forragem e água para os animais, de que dependem os magros recursos das comunidades.
Os políticos, diplomatas e generais em países que vivem estes conflitos abordam tipicamente estas crises como qualquer outro problema político ou militar. Mobilizam exércitos, organizam facções políticas, combatem senhores da guerra ou tentam lutar contra o extremismo religioso.

Leia mais.
Fonte: Jornal de Negócios Online