quarta-feira, 20 de maio de 2009

Representantes dos comitês de bacia reúnem-se para debater a gestão das águas paulistas.

Prefeitos apontaram os desafios de cada região no gerenciamento dos recursos hídricos.
Os 21 prefeitos, presidentes dos comitês de bacia hidrográfica – CBH, reuniram-se, em 18.05, com o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, e com a coordenadora de Recursos Hídricos, Rosa Mancini, para debater uma melhor gestão dos recursos hídricos do Estado. Os prefeitos apontaram as dificuldades encontradas em cada região e os desafios de cumprir as diretivas do Projeto Ambiental Estratégico Município Verde.

O objetivo da reunião foi integrar os presidentes dos comitês, empossados no primeiro trimestre de 2009, para que eles possam trocar experiências na gestão das águas paulistas. Para o secretário Xico Graziano, a administração pública do Estado se dará pelas bacias hidrográficas.

“Assinei recentemente convênios com os estados de Minas Gerais e do Paraná para a gestão integrada dos rios Grande e Paranapanema. A impressão que dá é que a água vai centralizar a gestão ambiental”, destacou.
De acordo com a coordenadora de recursos hídricos, Rosa Mancini, existe um processo de mudança em curso. “Os comitês estão ganhando muito mais dinamismo com esse fortalecimento dos municípios na gestão dos recursos hídricos”, apontou.

O gerente do projeto Município Verde e Chefe de Gabinete da SMA, Ubirajara Guimarães, participou da reunião e ouviu sugestões dos prefeitos presentes para uma definição dos critérios das notas aplicadas pelo projeto.

Fonte: SMA