quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Papel dos estados na preservação do meio ambiente é discutido em São Paulo por entidades ambientalistas

Teve início ontem (12), em São Paulo, o I Congresso da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema). A organização espera a participação de mais de 500 pessoas durante os três dias de evento.

Na abertura foi discutido o papel dos estados na estruturação do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e os desafios decorrentes da regulamentação do artigo 23 da Constituição Federal. A competência dos órgãos de licenciamento ambiental também fez parte dos debates.

Segundo o presidente da Abema, Aloysio Costa Júnior, a ação dos estados influi diretamente no cenário ambiental do país. “Somos também responsáveis por todo o processo de licenciamento de parte expressiva dos empreendimentos construídos no país”, diz. “É importante crescer e desenvolver, mas preservando e mantendo os recursos naturais de modo a atingir indicadores de sustentabilidade social, ambiental e econômica”, completa.

Aloysio Júnior destaca ainda a troca de informações entre os estados e avalia que isso vai permitir um nivelamento político, técnico e institucional muito grande.A Abeama foi fundada em 1985 e representa 48 órgãos estaduais de meio ambiente, entre secretarias de estado, autarquias e fundações.Mais informações podem ser encontradas no site:
www.congressoabema.com.br

Fonte: Ambiente Brasil