sábado, 5 de setembro de 2009

Convênio possibilita a implantação de cisternas em escolas técnicas no Rio Grande do Sul

A implantação de cisternas em 23 escolas técnicas agrícolas da rede estadual, acertada a partir de convênio entre a Secretaria da Educação, e a Secretaria Extraordinária da Irrigação e dos Usos Múltiplos da Água, foi tratada na manhã desta sexta-feira, 4, no Centro Administrativo Fernando Ferrari.

Durante o encontro, que contou com a presença dos diretores das instituições de ensino, do diretor da Superintendência da Educação Profissional (Suepro), Lúcio Vieira, e do secretário da Irrigação e dos Usos Múltiplos da Água, Rogério Porto, foram repassadas orientações técnicas sobre as cisternas e como será feita a instalação nas escolas, prevista para o segundo semestre de 2009.

Segundo Lúcio Vieira, o convênio permitindo a instalação dos sistemas de captação terá um impacto positivo na formação dos profissionais das escolas técnicas agrícolas. "Com a construção das cisternas, os estudantes poderão trabalhar a questão da irrigação e do uso adequado dos recursos hídricos existentes, possibilitando a formação de profissionais qualificados na área agrícola", explicou.

O secretário Rogério Porto falou da importância do uso desta tecnologia no ensino agrícola. "O uso destas tecnologias na formação agrícola é de extrema importância, pois possibilita a criação de uma cultura da utilização racional dos recursos hídricos pelos estudantes", declarou. As cisternas consistem em reservatórios para a captação de recursos hídricos provenientes da chuva, sendo utilizadas para a irrigação das culturas produzidas nas escolas técnicas.

A implantação das cisternas ficará a cargo da Secretaria da Irrigação, enquanto as escolas ficam encarregadas de preparar o terreno para a implantação do sistema.

Fonte: Diário de Canoas Online