As experiências na gestão dos recursos hídricos em dez estados brasileiros serão apresentadas no 11º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob) nesta quinta (12), a partir das 15h, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Além de trabalhos desenvolvidos no Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Goiás e Paraíba, os participantes conhecerão aspectos da transposição do rio São Francisco que passa por cinco Estados: Minas, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Pernambuco.
A partir de 14h, na conferência principal do Encob, a geóloga Danielle LaPorta, do Banco Mundial, apresentará a palestra 'Saneamento e as Metas do Milênio'. As metas foram estabelecidas como forma de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), oito compromissos aprovados entre líderes de 191 países membros das Nações Unidas em setembro de 2000.
Na programação paralela, tem prosseguimento a reunião da Câmara Técnica de Assuntos Legais e Institucionais (CTIL) do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e o 2º Encontro de Comitês Interestaduais. Será realizada ainda a reunião do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas.
À noite, a partir das 20h, acontece a cerimônia de encerramento do Encob. O evento, no entanto, ainda tem atividades na sexta (13) quando os participantes poderão realizar visitas técnicas a projetos ligados à conservação dos recursos hídricos desenvolvidos na região de Uberlândia, Uberaba e Araguari. À tarde, a partir de 14h, acontece a Assembleia Geral dos Comitês de Bacia do Brasil.
O Encob é promovido pelo Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) em parceira com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema). Mais informações sobre evento podem ser obtidas na internet, no endereço www.encob.org
Fonte: Farol Comunitário