A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos promoverá entre quarta-feira (18) e sábado (21), em Foz do Iguaçu, dois eventos ambientais internacionais inéditos no Brasil: o 7.° Encontro Ibero-Americano de Desenvolvimento Sustentável (Eima) e o 1.° Encontro de Organismos de Bacias Hidrográficas da América Latina e Caribe (Relob).
Ambos serão realizados simultaneamente ao 6.º Encontro Cultivando Água Boa (CAB) e ao Encontro Anual do Centro de Saberes e Cuidados Socioambientais da Bacia do Prata, promovidos pela Itaipu Binacional.
Já estão confirmadas as presenças do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; do primeiro ministro do Butão, Lyompo Jigme Thinley; do ganhador do Prêmio Nobel de Economia, Amartya Sem, e do teólogo Leonardo Boff. Também foram convidados para o evento o presidente da Espanha, José Luis Rodrigues Zapatero, e a senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
O 7.° Encontro Ibero-americano de Desenvolvimento Sustentável (Eima), é considerado um dos maiores eventos ambientais do mundo. A abertura oficial será na quarta-feira (18), às 8h, e contará com a presença de especialistas em desenvolvimento sustentável de 36 países da América Latina e Europa.
O Eima é uma proposta do Congresso Nacional de Meio Ambiente (Conama) da Espanha e que, pela primeira vez, acontece no Brasil. “A iniciativa foi secretário do Meio Ambiente do Paraná, Rasca Rodrigues, em visita à Espanha no ano de 2008”, conta a representante da Fundação Conama da Espanha, Marta Seoane. O encontro é realizado em anos ímpares nos países ibero-americanos e, em anos pares, em Madri.
Leia mais.
Fonte: Agencia de Notícias Estado do Paraná.