quinta-feira, 19 de março de 2009

Shoppings de São Paulo investem em gestão de recursos hídricos

Meta para 2012 é reduzir o consumo de água para 4 litros por visitante.

A preocupação com a redução do consumo de água já está em pauta em seis shoppings do Estado de São Paulo. Todos os dias, os shoppings Boavista, Campo Limpo, Plaza Sul (zona sul de São Paulo), Penha (zona leste de São Paulo), Metrópole (São Bernardo do Campo) e Parque D. Pedro (Campinas) recebem diariamente 180 mil visitantes. Os empreendimentos investem em uma série de medidas para que, até o ano de 2012, o consumo de água por visitante seja de apenas 4 litros por dia.

Entre as ações para diminuir o consumo do recurso natural estão descargas econômicas nos sanitários e torneiras com arejadores no bocal. A peça hidráulica possibilita a diminuição da vazão de água. No Shopping Campo Limpo e no Boavista, por exemplo, o mecanismo reduziu a vazão em 3,5 vezes em relação ao sistema anterior. Com as medidas, em 2008 os shoppings registraram uma redução de 2,7% litros de água por visitante, comparado a 2007. A meta para 2009 é reduzir o consumo de água (litros por visitante) em 1% comparado ao consumo de 2008.
Os seis shoppings, que são administrados pela Sonae Sierra Brasil, são certificados com a ISO 14001, uma conquista inédita do setor de shoppings centers no país. Conhecida por ISO Verde, a certificação 14001 é o aval de institutos internacionais dado às empresas que adotam rigorosos princípios de gestão ambiental.

Leia mais.

Fonte: Fator Brasil