quinta-feira, 16 de abril de 2009

Governador do AM decreta emergência devido às cheias

O governador do Amazonas, Eduardo Braga, decretou situação de emergência em todo o estado, por causa do alto nível dos rios. O anúnciou foi feito na noite de quarta-feira (15). A Defesa Civil estadual foi orientada a concluir rapidamente o cadastro dos moradores prejudicados. As Forças Armadas devem distribuir cartões magnéticos, que serão usados no saque de R$ 300 a cada família.

“Estávamos acompanhando a evolução do quadro desde o início do ano e chegou o momento em que não é mais possível atuar pontualmente. É preciso agir rápido em vários municípios onde a situação se agravou nas últimas horas”, disse o governador. Também na quarta, o secretário nacional de Defesa Civil, Roberto Guimarães, disse que o governo federal deve colaborar no socorro às vítimas das enchentes na Região Amazônica.

Segundo avaliação de técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA), existe a possibilidade de uma grante enchente na região neste ano. Na quarta, em Manaus, o nível do rio Negro estava em 28,16 metros. Em 1953, quando houve a mais grave inundação na cidade, o nível do rio chegou a 29 metros.

Caso as água continuem subindo seis centímetros por dia, a previsão é que afetem 50 mil pessoas na capital do Amazonas. Em Rio Branco, no Acre, pelo menos 700 famílias já ficaram desabrigadas. A Defesa Civil nacional informa que, por solicitação do governo amazonense, já foram destinadas 312 toneladas de alimentos e 52 mil itens de abrigagens ao estado.

Fonte: Portal G1