sábado, 2 de maio de 2009

Lula e Alan Garcia querem construir hidrelétricas e facilitar comércio

Os presidentes do Peru e do Brasil se encontraram, em Rio Branco, para discutir acordos de integração social e econômica entre os países. A futura construção de hidrelétricas através de um sistema de investimento mútuo e a desobstrução dos trâmites burocráticos fronteiriços foram os dois principais pontos tratados. As iniciativas visam o fortalecimento comercial entre brasileiros e peruanos. A concretização das propostas, agora, depende do encontro técnico coordenado pelos chanceleres Pedro Sanches e Celso Amorin, no próximo mês, em Macchu Pichu.

Acompanhado de seis ministros e vários governadores, Alan Garcia ressaltou a importância da Estrada Transoceânica que liga o Acre ao Pacífico. "Eu vim aqui para dar conteúdo humano e econômico a obra. Estamos trabalhando fortemente pela interligação das nossas estradas, mas também pela integração elétrica e dentro de pouco tempo teremos acordos concretos para a construção de hidrelétricas que beneficiem ao Brasil e ao Peru. Nos irmanamos na tecnologia digital das televisões usando a tecnologia do Brasil e do Japão. Também fizemos um acordo para que os nossos ministros se reúnam para solucionar problemas que entorpecem o fluxo de mercadoria e o trânsito de pessoas da região sul do Peru nos limites com o Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso", disse ele.

Por outro lado, o presidente Lula ressaltou a importância de uma política de troca de experiências sociais entre os países. "Todos os ministros dessa área do Brasil e do Peru irão participar de um encontro para trocar idéias sobre as coisas boas que estão acontecendo em cada um dos países em relação as melhorias nas políticas sociais", falou Lula.

Leia mais.
Fonte:Eco-finanças