quinta-feira, 2 de julho de 2009

Prefeitura de Itanhaém inicia implantação de software com informações da Cidade

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Planejamento, e apoio da Secretaria de Administração, está implantando uma nova ferramenta de informática denominada Sistema de Informações Geográficas Municipais (SIG MUN), desenvolvido com os conceitos de software livre, com o objetivo de melhorar o planejamento e a gestão urbana da Cidade. O SIG MUN reúne o conjunto de informações cadastrais e territoriais do Município georreferenciadas de aproximadamente 22 mil imóveis, correspondendo territorialmente desde a região do Suarão até o Cibratel II. Isto permitirá melhor monitoramento ambiental, acompanhamento do cadastro imobiliário, controle de uso e ocupação do solo, além de supervisionar a infraestrutura urbana e os serviços públicos implantados.

O restante da área territorial do município será incorporada ao banco de dados posteriormente. De acordo com a Secretária Municipal de Planejamento, Rosana Bifulco, a idéia é que o banco de dados possa contribuir com o planejamento urbano, auxiliando no andamento da administração e no desenvolvimento da Cidade. “Com este software será possível por em prática um grande projeto para realização do monitoramento da qualidade ambiental e urbana do Município.

Quando a base de dados estiver completa e todas as informações cadastrais armazenadas de forma organizada, será mais fácil para a Prefeitura planejar suas ações. Também é uma importante ferramenta tributária, já que com ela poderemos localizar os imóveis cuja área construída não está regularizada junto a Prefeitura”.O sistema já foi parcialmente implantado para testes. O primeiro treinamento foi realizado entre os dias 15 e 19 de junho com uma equipe de profissionais da Prefeitura, composta por 25 técnicos dos setores de planejamento, tecnologia, obras, meio ambiente, cadastro, habitação, educação, saúde e transportes.

Em julho acontecerá a segunda fase do treinamento para aprofundar os conhecimentos, já que os usuários, além de fazer consultas ao banco de dados, também serão responsáveis por sua manutenção, atualização e complementação. Todo este trabalho de orientação está sendo feito pela Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE), a mesma empresa que já desenvolveu o sistema SIGMUN para outros municípios. Toda capacitação está sendo realizada no Centro Tecnológico da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes.

O projeto conta com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), obtidos através do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS), com custo total de R$ 177.291,00, sendo R$ 37.232,00 de contrapartida da Prefeitura. Toda verba foi investida em equipamentos, concepção do projeto, utilizando conceitos de software livre, elaboração de base de dados geográficos, desenvolvimento e implantação do SIG.

Fonte: Click Litoral