sexta-feira, 3 de julho de 2009

Sustentabilidade e cadeia produtiva

Fábio Feldman

Esta semana meus comentários serão sobre um dos mais importantes acontecimentos ocorrido na área ambiental. Trata-se da decisão de algumas redes de supermercado de não adquirirem carne de áreas de desmatamento da região amazônica.

Este acontecimento marca um importante instrumento na área da sustentabilidade pelo fato de que permite que se trate a questão sócio-ambiental na perspectiva de toda cadeia produtiva. Cada um de nós tem um papel enquanto consumidor neste processo mas somente com o engajamento da rede varejista este papel se efetiva. A menos que esta última assuma o seu papel estaremos dando murro em ponta de faca.

Nesse episódio podemos destacar a ação importantíssima e fundamental de duas ONG's: Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, da qual faço parte do Conselho e Greenpeace Brasil, da qual sou membro do Board do Greenpeace Internacional.

A primeira organização vem desde 2006 alertando a diretoria do IFC - International Finance Corporation, o braço privado do Banco Mundial, sobre as irregularidades praticadas na região Amazônica pelo frigorífico Bertin, com quem mantinha contrato de empréstimo. O frigorífico vinha comprando gados ilegais e expandindo suas compras na região, afetando florestas, unidades de conservação e terras indígenas. O relatório da ONG publicado em abril deste ano, "A Hora da Conta", já denunciava que as práticas da Bertin contrariavam seu compromisso com o IFC. Assim, Roberto Smeraldi, diretor da Amigos da Terra, anunciou nesta semana que o IFC decidiu cancelar seu contrato com o frigorífico.

Saiba mais.

Fonte: Ecofinanças.