quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Enquete: Brasil precisa focar em políticas de inovação para não importar tecnologias verdes

Fernanda Dalla Costa

As políticas de ciência, tecnologia e inovação dão amplas condições para que o Brasil mantenha-se líder da nova economia, mas é necessário focar e incluir neste processo o desenvolvimento de tecnologias verdes, evitando a sua importação, foi o que a Revista Sustentabilidade apurou, a partir do resultado da enquete veiculada em seu portal.

A opinião de especialistas difere do resultado da enquete, já que, a maioria dos 254 internautas que responderam (70,47%) acredita que o Brasil precisa importar tecnologias 'verdes', definidas aqui como processos e produtos que usam menos recursos naturais e causam menor impacto ao meio ambiente.

Entre os 29,53% restante, que acreditam não ser necessário depender do desenvolvimento tecnológico dos outros, está o leitor, Olvídio Augusto Silva que comentou: "Se engana quem pensa que os países desenvolvidos são referência em cuidar do meio ambiente. Precisamos que nossos gestores públicos ofereçam ferramentas capazes de viabilizar a construção de novos valores que abordem a importância da utilização do meio ambiente de forma que as próximas gerações desfrutem da beleza dos nossos rios e florestas".

Silva colocou o dedo na ferida, mas a questão vai mais fundo ainda, pois precisamos entender qual será nossa estratégia para nos mantermos na liderança na nova economia verde, que mantemos até agora em função dos biocombustíveis, da agricultura e da biotecnologia. A questão é se podemos desenvolver e aplicar outras tecnologias verdes para sermos consequentes num cenário onde, a partir a reunição do clima em Copenhague, o mundo pode se dividir entre exportadores e importadores de tecnologias, que tem como objetivo adaptar e mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Leia mais.

Fonte: Revista Sustentabilidade